04 grandes pregadores cristãos

28/03/2014 14:10

Seu eu pudesse voltar no tempo, e vivenciar algum evento do passado. Gostaria de ouvir a pregação de 04 pessoas.

  1. Santo Ambrósio (340?-397) – Santo Agostinho ainda não era convertido, achava a bíblia rude, com texto pobre e ignorante, portanto um livro indigno para homens intelectuais. Mesmo assim, Agostinho foi a Milão para ouvir os sermões de Ambrósio. E ouvindo estes sermões seu coração foi quebrantado e por fim se converteu. Agostinho é o maior nome da filosofia cristã e até hoje influencia o pensamento teológico.
  2. Girolamo Savonarola (1452-1498) – Diz a tradição, que Michelangelo lia sermões de Savonarola enquanto pintava a Capela Sistina. Também é dito que a pintura da capela Sistina é a versão dos sermões de Savonarola em cores. Michelangelo definiu os sermões de Savonarola em duas frases “Aquela voz, Aquela voz. Como esquecer aquela voz.”
  3. Jonathan Edwards (1703-1758) – Em 1741 Edwards pregou um sermão com o título “Pecadores nas mãos de um Deus irado”. As pessoas disseram que o rosto de Jonathan Edwards resplandecia (brilhava) durante a pregação; durante este sermão Edwards foi interrompido por um barulho, quando olhou as pessoas estavam se segurando nos bancos e colunas da igreja com medo do chão se abrir e engolir a todos.
  4. George Whitefield (1714-1770) – Ele é conhecido como o “príncipe dos pregadores ao ar livre”. Seus sermões eram transcritos e divulgados em vários jornais da época. O filósofo empirista David Hume (ateu) assistia suas pregações; ao ser questionado se Hume agora cria na pregação de Whitefield, ele então responde “ – eu não creio, mas ele (Whitefield) crê. Mesmo assim, ao final de cada dia, Whitefield chorava e pedia perdão, pois considerava que seu sermão havia sido ruim e assim desonrado a Deus.

Ao ouvir estas histórias, sobre grandes pregadores do evangelho, sinto que ainda temos muito a aprender quanto ao poder das escrituras e a proclamação da Palavra de Deus. Quem sabe um dia todo o poder do evangelho chegue ao nosso conhecimento. Como disse Charles Spurgeon: “Defender a Bíblia? Seria o mesmo que defender um leão. Simplesmente dê liberdade à Bíblia. Ela defenderá a si mesma.”

 

Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento