Cuidados na hora da pregação

10/06/2013 21:50
Assim como qualquer edificação possui estrutura (ou alicerces), ou, o nosso corpo possui um esqueleto com a função de sustentar o corpo, a pregação (ou sermão) tem esta estrutura básica, afim de que por ela seja estruturada a pregação ou sermão.
Antes de pensar na estrutura em si, o pregador deve responder a algumas perguntas para então desenvolver a estrutura do seu sermão. Sugerimos basicamente estas perguntas:
  1. Qual é a mensagem a ser pregada? (Qual tema, qual texto, etc)
  2. O que é mais importante nesta mensagem? (qual será o ponto chave do sermão?)
  3. Onde será pregada? (Na praça, escola, faculdade, igreja...)
  4. Quem são os ouvintes? (Adolescentes, jovens, casais, etc...)
Quando é criado um comercial de TV, por exemplo, a equipe produção define qual é o perfil do público alvo para aquela campanha publicitária. Determinado este perfil é criada toda a campanha publicitária para atingir aquele público definido previamente. Tal analise deve ser o mais assertiva possível, caso contrário haverá grande desperdício de recursos e o público não será atingido. Por exemplo, se meu público alvo são crianças (para vender um jogo, por exemplo), meu comercial não pode ir ao ar às 23:00hs do domingo, pois neste horário as crianças estão dormindo.
Do mesmo modo o pregador dever ser assertivo na hora de preparar seu sermão, e a resposta às questões acima mencionadas certamente irão ajudar nesta tarefa. Antes de continuar quero deixar claro que a presença de Deus na vida do pregador é essencial para a boa pregação. No entanto, não penso que é só ficar orando trancado no quarto é o bastante, pois negligenciar a capacidade intelectual, dada a nós por Deus, é negligenciar a inteligência que Deus deu a cada um.
Falando na estrutura básica do sermão, mais propriamente dita, podemos determinar três pontos básicos e indissolúveis, e são: Introdução, Argumentação e Conclusão.
  • Introdução – Esta é uma fase importante, pois é nela que o pregador deve despertar o interesse pela mensagem. É muito deselegante começar o sermão pedindo a atenção de todos, é papel do pregador, através dos seus argumentos despertar a atenção de todos que para sua homilia. É bom lembrar que a introdução deve ser breve e apenas anunciar o tema da pregação.
  • Argumentação – É aqui que o pregador desenvolve o sermão mais propriamente dito. Após a introdução é hora de desenvolver o tema já apresentado na introdução. São apresentados os argumentos que fundamentam seu pensamento. E na argumentação que o pregador ensina, consola, exorta, etc.
  • Conclusão – Qual foi o objetivo deste sermão? Na conclusão o pegador irá “fechar” o assunto abordado. A conclusão também merce especial atenção. Quantos filmes você já assistiu que o final te deixou decepcionado(a). Uma conclusão desastrosa coloca toda sua pregação em descrédito. Lembre-se: Uma conclusão desanimada, deixará os ouvintes desanimados. Pensando no objetivo do sermão, a conclusão é uma síntese do mesmo. Na conclusão será apresentada a aplicação da mensagem à vida do ouvinte.
Queridos irmão e irmãs, não tive a inteção, ensinar tudo sobre pregação, mas sim, dar alguma luz àquele que busca a cada dia crescer no ministério da palavra. Espero ter ajudado.
 
Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento