O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.

04/12/2015 09:07

por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento

Esta é uma declaração muito conhecida e talvez o trecho mais conhecido em toda a bíblia. Para entender o significado é preciso saber que a ovelha é um animal muito sensível e frágil. Incapaz de se defender ou mesmo de procurar comida. Ser pastor de ovelhas nos tempos da bíblia (e até nos nossos) é uma tarefa árdua, pois exige dedicação integral. Era comum, por exemplo, levar as ovelhas para dormir dentro de casa e o pastor dormir na porta; deste modo qualquer ladrão encontraria o pastor logo na porta.

Quando dizemos “O Senhor é meu pastor” a ideia é justamente esta. Somos indefesos, mas temos um Deus que é o bom pastor e continuamente nos protege. Somo completamente dependentes de Deus assim como uma ovelha depende de seu pastor.

Uma ovelha confia no pastor quanto às necessidades do dia seguinte. Uma vida de estabilidade e segurança para a ovelha depende exclusivamente do cuidado do pastor e não dela mesma. Deus é nosso guia e protetor nos altos e baixos da vida. Então podemos dizer: “O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.”