Quando o avivamento é necessário

17/06/2013 17:26

Muito se fala sobre avivamento; pensando nisso, transcrevi de uma mensagem do Dr. Russell P. Shedd algumas evidências da necessidade de avivamento. Os exemplos citados abaixo comprovam a necessidade urgente de tal acontecimento, ou seja, se um ou mais dos itens se aplicam à nossa vida, é hora de buscar de Deus avivamento.

1. A palavra de Deus é lida e ouvida, mas não toca o coração das pessoas. Minutos após o culto ninguém se lembra o que foi falado.

João 5:38 (TB) "e a sua palavra não permanece em vós, porque não credes aquele a quem Ele enviou."

2. Quando os deleites da vida são maiores que a comunhão com o Senhor.

Salmos 122:1 (ARA) "Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!"

3. Quando a oração tem qualidade de formalidade, de reza; e não tem vitalidade e intercambio entre duas pessoas. Você e Deus.

Mateus 6:5 (AR) "E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens"

4. Quando as conversas entre os crentes tratam mais de formalidades: dinheiro, negócios, quem está namorando quem, e tudo mais; e não mencionar nenhuma vez que: "hoje eu falei com Deus" ou, "hoje eu li sua palavra e Ele me falou o seguinte...".

Efésios 5:19 e 20 (ARA) "falando uns aos outros em salmos e hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando ao Senhor em vosso coração, sempre dando graças por tudo ao Deus e Pai em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,"

5. Quando entretenimento (esportes, televisão, internet, jornais, revistas e livros mundanos) tomam mais do nosso tempo do que meditação na palavra de Deus.

Salmos 119:113 (ARA) "Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais que o mel à minha boca.”

6. Quando músicas mundanas são preferidas acima das músicas de louvor e adoração.

Colossenses 3:16 (NTLH) "Que a mensagem de Cristo, com toda a sua riqueza, viva no coração de vocês! Ensinem e instruam uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem salmos, hinos e canções espirituais; louvem a Deus, com gratidão no coração."

7. Quando ficamos mais preocupados com a crise financeira do que com o estado crítico da igreja.

Apocalipse 3:16 (ARC) "Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca."

8. Quando somos mais preocupados em nos defender dos nossos pecados e transgressões do que nos arrependermos e sermos perdoados e restaurados.

Gálatas 6:1 (NTLH) "Meus irmãos, se alguém for apanhado em alguma falta, vocês que são espirituais devem ajudar essa pessoa a se corrigir. Mas façam isso com humildade e tenham cuidado para que vocês não sejam tentados também."

9. Quando achamos de desobedecer a palavra de Deus não é tão grave quanto desobedecer uma ordem do meu chefe.

Mateus 6:24 (ARA) "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro..."

10. Quando sentimos mais facilidade de perdoar a nós mesmo do que perdoar a nossos irmãos.        

Mateus 18:21,22 (NTLH) "Então Pedro chegou perto de Jesus e perguntou: — Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? — Não! — respondeu Jesus. — Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta e sete vezes."

11. Quando temos mais prazer em receber do que em dar.

Atos 20:35 (NTLH) "...Lembrem das palavras do Senhor Jesus: “É mais feliz quem dá do que quem recebe.”

12. Quando a busca pelo reino de Deus se torna secundária.

Mateus 6:33 (ARC) "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas."

13. Quando o amor ao dinheiro não nos preocupa e nem parece fonte perigosa do pecado.

1Tm 6:10 (ARA) "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores."

14. Quando pensamentos impuros não preocupam nem provocam um reboliço na consciência.

Colossenses 3:5 (ARA) "Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria;"

15. Quando tomamos decisões sérias (casamento, carreira, educação de filhos) sem consultar ao Senhor.

Salmos 31:3 (AR) "Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; pelo que, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me."

16. Quando a internet ocupa mais o nosso tempo do que a adoração e meditação na palavra de Deus.

Mateus 6:33 (ARA) "buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas."

17. Quando temos mais medo e temor de sermos humilhados pelos irmãos do que sermos condenados no juízo final.

18. Quando perdemos nosso primeiro amor.

 

Fonte:

Mensagem original: Dr. Russell P. Sheed

Transcrito e Editado por Ricardo Moreira Braz do Nascimento

------------------------------------------------------------------

* Abreviações

TB - Tradução Brasileira

ARA - Almeida Revista e Atualizada

AR - Almeida Revisada

NTLH - Nova Tradução na Linguagem de Hoje

ARC - Almeida Revista e Corrigida