Receber revelações de Deus. Isto está certo?

24/06/2016 18:34

Por: Ricardo Moreira Braz do Nascimento

Como sou pastor pentecostal é comum ser confrontado com muitas profecias diretas. Revelações do tipo "Deus me mandou ir", "Deus me disse para fazer tal coisa", etc. Quando tento avaliar a relevância ou até mesmo veracidade destas revelações, sempre tem alguém para me perguntar se eu creio em revelação.

Minha resposta é que creio na Bíblia, a palavra revelada de Deus e a última palavra em fé e prática para o cristão. Esta resposta recebe outra pergunta: "E Nos profetas, o senhor acredita?" Então eu tento explicar que em profetas eu acredito, mas não acredito que todos os que abrem a boca em nome de Deus são profetas.

Nos meu anos de vida cristã já perdi desisti de enumerar quantos já se queixaram das profecias que receberam durante uma revelação misturada com línguas estranhas e não aconteceu. O que me deixa realmente confuso é que nestas horas a culpa é da própria pessoa, de Deus, mas nunca do dito profeta.

De acordo com as orientações bíblicas o profeta e a profecia devem ser testadas, caso não se cumpra deve ser declarado que ele(a) é um falso profeta. Para meus alunos de teologia eu costumo fazer cálculos. Quantos profetas temos na Bíblia? Vinte, cinquenta, cem? Certamente menos que cem profetas. Então questiono como que em cerca de 5.000 anos de história (aproximadamente desde Noé) não temos mais que cem profetas e certamente, hoje, apenas em nossa cidade, temos mais que 100 profetas revelando a vontade de Deus para quem está por perto?

Falar e agir em nome de Deus é muito sério e sinceramente não creio que Deus fará qualquer ação fora das Escrituras Sagradas. Não que Deus esteja sujeito a elas, mas Deus não age em desacordo com sua própria palavra. E cremos que a Bíblia é a palavra revelada de Deus a nós, sendo ela inspirada, inerrante e infalível.

Precisamos ter coragem e desmascarar estes ditos profetas. Me lembro que a apostila Valnice Milhomens profetizou que a volta de Cristo seria em 2007, Apóstolo Renê Terra Nova disse que seria em 2012. Para resumir não houve a volta de Cristo em nenhuma destas datas e eles continuam liderando suas igrejas e entregando suas profecias normalmente. De igual modo temos pequenos profetas (por assim dizer) que diariamente entregas suas profecias dizendo para casar, mudar de emprego e muitas outras coisas.

Quando olho para a Bíblia vejo mais ações por inspiração do que por revelação direta. Por exemplo, o evangelista Lucas não escreveu seu evangelho por revelação de Deus, como podemos ler no capítulo primeiro ele apenas decidiu relatar os fatos que havia ocorrido. Mais tarde nós reconhecemos como sendo um evangelho Sagrado e inspirado pelo Espírito Santo. Paulo não escreve sob revelação direta de Deus, nos seus escritos vemos um pastor preocupado com os problemas de uma igreja local; algumas das cartas possuem destinatário específico.

Na reforma protestante no sec 16 não houve reforma por revelação profética. Reformadores como Yan Huss, Lutero e Calvino, se indignaram com a situação da igreja e fizeram a reforma. Hoje cremos que foi plano de Deus que isto acontecesse (apesar de alguns erros deste período), no entanto não houve revelação direta de Deus. Nem por profeta, nem anjos, nem sonhos mandando que fizessem a reforma protestante.

Não tenho o interesse de tornar nenhum dos meus leitores céticos quanto as profecias atuais, mas quero lembrar que este não é o modo ordinário do agir de Deus, nem na Bíblia e nem na história, por isto creio que Deus não mudou seu modo de agir. Portanto devemos testar todos os profetas e profecias para então saber se vem de Deus ou não.

"Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo." 1 João 4:1